sexta-feira, maio 24, 2013

Nos 200 anos de Richard Wagner (3)

Continuamos a assinalar os 200 anos do nascimento de Richard Wagner, uma vez mais através da relação que o cinema foi desenvolvendo com a sua música. Depois de aqui termos recordado representações da figura do próprio compositor, hoje lembramos três filmes nos quais a sua música marcou presença. Três casos notáveis que ligaram excertos de obras suas a imagens, a partir de então sendo difícil dissociar os pares que ali nasciam.

Comecemos por recordar o belíssimo Excalibur, de John Boorman, filme de 1981 que revisita as lendas do rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda, acompanhando imagens e narrativa com uma banda sonora que valoriza as presenças da música de Carl Orff ou de Richard Wagner. Podemos lembrar aqui aquele momento em que Boorman recorre a um excerto de O Crepúsculo dos Deuses, sendo que ao longo do filme reconhecemos ainda passagens extraídas de gravações de Tristão e Isolda e Parsifal.

Depois rumamos a Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, que se afirmaria como uma das mais célebres utilizações da música de Wagner na história do cinema. A 'Cavalgada das Valquírias' (da ópera A Valquíria) que abre o terceiro ato da ópera serve aqui de banda sonora a uma das sequências mais arrepiantes do filme, sob verdadeira “carga” de helicópteros sobre uma aldeia vietnamita.

A terceira referência é mais recente e remete-nos a uma sequência nos primeiros minutos de O Novo Mundo, filme de 2005 de Terrence Malick. Estamos em 1607, uma armada entra num rio em território americano. A madeira dos barcos e o cordame rangem, as quilhas cortam as águas, e em fundo ouvem-se os primeiros compassos de O Ouro do Reno.

Podem ver aqui um excerto de Excalibur
Podem ver aqui um excerto de Apocalypse Now
Podem ver aqui um excereto de O Novo Mundo

Todos estes excertos correspondem a momentos em que a música de Wagner se escuta na banda sonora dos respetivos filmes.