sexta-feira, abril 26, 2013

Homem de Ferro tem um GBO?...

Sexta-feira, a seguir ao feriado, pouco antes da uma da tarde, fui um dos destinatários a receber um mail de promoção do filme Homem de Ferro 3. Com este texto:

MAIOR ABERTURA DO ANO!

Homem de Ferro 3 protagoniza uma estreia heróica tornando-se a MAIOR ABERTURA DO ANO em Portugal.

O terceiro filme da saga atingiu 23 mil espectadores e gerou um GBO de mais de 137.000 euros, só no primeiro dia, tornando-se a melhor abertura do franchise Homem de Ferro.

Uma abertura de ferro!

* * * * *

Começo por esclarecer: em termos pessoais, não levo nada a mal que me enviem tal informação. Mais do que isso: nada me move contra as pessoas que, obviamente no exercício das suas competências profissionais, garantem este tipo de comunicação. Mesmo assim, não posso escamotear que continuo a não compreender porque é que, no sector da distribuição cinematográfica, há tantos profissionais a gastar tanto e tão precioso tempo de trabalho a produzir e enviar, com pendular dedicação, este tipo de mails.
Há uma explicação, eu sei. De facto (e não é culpa de tais profissionais), este género de dados encontra um eco automático em algumas formas rotinadas de jornalismo — incluindo o que é praticado por alguns blogs de "juvenil" incompetência — que confundem a actualidade cinematográfica com os números de bilheteira dos blockbusters americanos (e recordo também, pela milionésima vez, que não partilho nem alimento qualquer anti-americanismo primário perante Hollywood, muito menos perante a energia cultural dos EUA).
Não ignoro também que esta minha reacção suscitará junto do mais precipitados um patético lugar-comum: "os críticos não gostam de blockbusters..." De facto, faz parte da estupidez corrente nunca ter lido uma linha daquilo que algumas pessoas escreveram ao longo de várias décadas (quatro, no meu caso) para, depois, resumir tudo com frases que começam por "os críticos não gostam de..." Já não há paciência!
Dito isto, na minha douta ignorância, confesso que me vi compelido a ir confirmar o significado de GBO (gross box office), não sem compreender que, provavelmente, aquilo que está em jogo é uma deliciosa anedota freudiana. Ou seja: hoje em dia, no imaginário compulsivo do "sucesso", celebram-se os filmes a propósito dos quais se pode dizer "o meu GBO é maior que o teu!"

PS - Fica por pensar o que realmente interessa. A começar pela questão das frequências das salas que, por diversas  e muito pertinentes razões, a todos preocupa. Que é como quem diz: de um ponto de vista meramente comercial, como bem sabem todas as pessoas que trabalham no meio, 23 mil espectadores para qualquer blockbuster não passa de um índice parcial, por certo positivo, mas não concludente. Há blockbusters que, mesmo superando os 100 mil espectadores, estão longe de ser um grande negócio. No interesse da vitalidade do mercado, valerá a pena continuar a discutir frontalmente estas questões, se possível sem usar GPOs na lapela.