segunda-feira, abril 01, 2013

Aaron Neville: história e verdade

Nascido em 1941, em Nova Orleães, Aaron Neville é um natural. No sentido muito particular que os americanos conferem à palavra: alguém ligado a uma tradição específica — Rhythm & Blues + Soul — que, independentemente das convulsões mais ou menos derivadas de modas e mercados, se mantém fiel às suas raízes, exibindo uma naturalidade que envolve, afinal, um metódico e rigoroso trabalho de expressão.
A sua trajectória musical confunde-se necessariamente com a banda familiar, The Neville Brothers, mesmo se nunca deixou de possuir uma importante dimensão individual. É isso mesmo que podemos avaliar no magnífico, e bem intitulado, My True Story: um balanço sem nostalgia piegas, expondo a riqueza e a verdade do seu historial. Para que nada fosse deixando ao acaso, a produção tem assinatura de dois pesos pesados: Keith Richards (também na guitarra, em todas as faixas) e Don Was (presidente da Blue Note Records, editora do álbum).
Aqui fica um registo de um dos temas clássicos agora gravados, Gypsy Woman (de Curtis Mayfield), na edição de 18 de Fevereiro de The Late Show, com David Letterman.