domingo, fevereiro 10, 2013

David Bowie a 45 RPM (7)


Em finais de 1966, terminada a breve passagem pelo catálogo da Pye Records, David Bowie começava nova (e importante) etapa da sua vida acompanhado pelo novo manager Ken Pitt. O primeiro sinal discográfico desta nova fase chegou, em dezembro de 1966 na forma de um primeiro single que apresentava no lado A Rubber Band, um dos três temas que, na forma de primeira maquete, tinha ajudado Pitt a garantir o contrato discográfico com esta etiqueta da Decca.

Distante das abordagens mais evidentes aos universos da cultura mod e aos caminhos herdados do rhythm’n’blues em que tinha seguido nos singles anteriores, Rubber Band mostrava um David Bowie vocal e musicalmente diferente. A canção, mais próxima das genéticas do vaudeville que de terrenos rock, expressava sinais de um interesse maior pela música de Anthony Newley (que de resto caracterizaria a etapa de ligação à Deram, refletindo-se no alinhamento do álbum que editaria em 1967). No lado B surge aquela que é talvez a primeira grande composição sua. Com o título London Boys, junta este mesmo espaço de referências, mas aprofunda o que podemos entender como expressão mais evidente de uma personalidade.

Apesar das críticas favoráveis, o single conheceu o mesmo destino dos anteriores e passou bem longe das atenções. O tema do lado B seria reeditado, nove anos depois, como lado A de um single.

Podem ver aqui um filme promocional para Rubber Band.
E aqui podem ouvir London Boys.