sexta-feira, janeiro 25, 2013

Sundance 2013 (dia 9)

O documentarismo político tem marcado a vida recente de Sundance e 2013 não foge à regra. Um dos títulos em cartaz é 99%—The Occupy Wall Street Collaborative Film, um filme co-assinado por Audrey Ewell, Aaron Aites, Lucian Read e Nina Krstic no qual se propõe um retrato sobre o movimento Occupy, as suas causas e potenciais consequências futuras.


Com algum brado mediático passou por esta edição do festival de Sundance o documentário After Tilly, filme de Martha Shane e Lana Wilson que, na sequência do assassinato do Dr. George Tilly, recorda este e fala de alguns outros quatro médicos que praticam abortos no terceiro trimestre de gravidez nos EUA. Em choque estão as visões que defendem estes médicos e os grupos pro-life que os retratam como assassinos.


Os perigos das desigualdades para a sociedade e a economia têm sido o centro focal de muitas palestras que Robert Reich (que integrou a administração de Bill Clinton com a pasta do trabalho) tem dado nos últimos tempos. Inequality for All, documentário de Jacob Kornbluth parte destes encontros públicos para escutar ideias e contextualizar reflexões.