quinta-feira, janeiro 31, 2013

Miles, 1969

Miles Davis (trompete) + Wayne Shorter (saxofone) + Chick Corea (piano) + Dave Holland (contrabaixo) + Jack DeJohnette (bateria): era assim o quinteto de Miles Davis em finais da década de 60, em digressão pela Europa. Pois bem, prosseguindo a sua busca pelos baús da história do jazz, a Columbia lança Miles Davis Quintet - Live In Europe 1969: The Bootleg Series Vol. 2 (o primeiro volume, referente a 1967, e com outra formação, foi lançado em 2011).
Sublinhemos, para já, o essencial: no plano da revisitação de memórias do jazz, 2013 começa de forma fulgurante. Estamos perante um labor de desafio e transformação, integrando referências do seu presente (rock, R&B, funk), definindo um "momento de transição" que, nas palavras de Tom Moon (NPR), anuncia uma "nova paisagem musical", com o seu quê de paradoxal (nonjazz). Vale a pena escutar as palavras de Chick Corea (na página do álbum na Amazon), relembrando tão fascinante conjuntura.
A edição normal inclui três CD com outras tantas performances ao vivo, duas em Juan-des-Pins, uma em Estocolmo. A edição especial oferece o registo filmado (a cores) de um concerto realizado a 7 de Novembro de 1969 na sala grande da Filarmónica de Berlim [video com os primeiros 10 minutos].