domingo, janeiro 13, 2013

David Bowie a 45 RPM (2)

Os King Bees não sobreviveram ao single de estreia Liza Jane e, três meses depois, David Bowie tinha uma nova banda: os Manish Boys. A banda na verdade tinha já perto de quatro anos de vida, tendo usado outros nomes. A chegada de David, em agosto de 1964, mudou o grupo em poucas semanas, das roupas (definindo um estilo com o que iam encontrando entre o que era deitado fora nas traseiras das lojas de Carnaby Street) ao som, aqui tendo sido determinante o entusiasmo de Bowie pelo mítico álbum ao vivo de James Brown no Apollo.

A passagem de David Bowie (então ainda assinando como Davie Jones) pelos Manish Boys, entre agosto de 1964 e março de 65, ganhou fôlego quando, em dezembro de 64, assinam por uma agência que os coloca no cartaz de uma digressão com Gene Pitney, os Kinks, Marianne Faithfull e os Gerry & The Pacemakers. O set, apesar de incluir Liza Jane e um original de Bowie, era essencialmente feito de versões de canções colhidas entre os terrenos dos blues e da soul, passando por nomes como os de Ray Charles, Yardbirds ou Solomon Burke. O produtor Shel Talmy (com ambições de chegar aos Beatles, o que não aconteceu) mostrou interesse pelo grupo, reconhecendo sobretudo o potencial do vocalista. Com os Beatles em mente levou-os à Parlophone, para a qual gravaram um single em fevereiro de 1965.

Para o lado A foi escolhida uma versão de I Pity The Fool, canção originalmente gravada por Bobby ‘Blue’ Bland (ou seja, Deadrick Malone) em 1961. Ao jeito de um cantor de blues, juntando o saxofone (que ele mesmo tocava), Bowie contou ainda neste single com a colaboração (ainda quase “anónima”) de um guitarrista que habitualmente trabalhava nos estúdios da IBC em Portland Place. Chamava-se Jimmy Page (sim, o guitarrista dos Led Zeppelin). Bem mais interessante (e consequente) que o lado A foi a canção registada no outro lado do single. Take My Tip foi a primeira canção assinada por Bowie a ser gravada em disco e revela uma luminosidade pop com alma de teatro musical que em muito prenuncia caminhos que exploraria mais a fundo no seu álbum de estreia. Take My Tip foi ainda a primeira canção de Bowie a conhecer uma versão, gravada por Kenny Miller. Resta lembrar que o single, apesar de alguma exposição mediática, foi um valente flop.

Podem ouvir aqui I Pity The Fool
E aqui podem recordar Take My Tip