domingo, outubro 28, 2012

"Tubarão" na idade do Blu-ray


A edição em Blu-ray de Jaws/Tubarão (1975), de Steven Spielberg, tem o seu próprio site. E até um trailer [video]. Não é uma mera curiosidade promocional: os chamados suportes "alternativos" são cada vez mais centrais na dinâmica artística e comercial dos filmes e, em boa verdade, representam para muitos espectadores a única via de conhecimento directo de muitos filmes.
Daí o paradoxo: por um lado, Tubarão foi um dos grandes fenómenos da reconversão económica da indústria cinematográfica, efectivamente iniciando a idade dos blockbusters; por outro lado, as glórias desse tempo são, agora, matéria de eleição para as mais fascinantes formas de sofisticação digital.
Daí também que seja importante dizer que, para além da excelência do restauro que agora nos é oferecido (e de alguns magníficos extras), o que persiste é... o próprio filme. A saber: a sua capacidade de colocar em cena um medo primordial que ignora a consistência de qualquer comunidade humana, social ou familiar. No limite, Tubarão coloca em cena uma espécie de esvaziamento simbólico do humano — nas atribulações existenciais do século XXI, o seu novelo temático, hélas!, parece ainda mais actual.


>>> 1975: ensaio de Peter Biskind na revista Jump Cut.
>>> 2012: ensaio de Mark Dinning na revista Empire.