sexta-feira, outubro 26, 2012

Obama: América & identidade

Paul Ryan, o candidato republicano à vice-presidência dos EUA, tem manifestado a sua admiração pela obra de Ayn Rand, autora de romances marcantes da história literária do século XX, como The Fountainhead (1943) e Atlas Shrugged (1957). Solicitado a comentador tal gosto, eis a perspectiva de Barack Obama:

Alguma vez leu Ayn Rand?
Claro.

Se Paul Ryan fosse vice-presidente, que efeito lhe parece que teria a sua obsessão com a obra de Rand?
Bem, terá de perguntar a Paul Ryan o que isso significa para ele. Ayn Rand [foto] é uma daquelas coisas que, quando tínhamos 17 ou 18 anos e nos sentíamos incompreendidos, muitos de nós íamos buscar. Depois, à medida que envelhecemos, damo-nos conta de que um mundo em que apenas pensamos em nós e não nos outros, em que consideramos mais importante todo o nosso projecto de desenvolvimento pessoal do que a nossa relação com os outros e a certeza de que qualquer outro tem a sua oportunidade... que isso é uma visão muito estreita. Não é uma visão que, creio eu, descreva o melhor que a América tem. Infelizmente, parece que por vezes essa visão de uma sociedade do "estás por tua conta" deu cabo de uma grande fatia do Partido Republicano.
Claro que essa não é tradição republicana. Defendi isso no primeiro debate. Repare-se em Abraham Lincoln: ele acreditava muito na auto-suficiência e na auto-dependência. Encarnou isso mesmo – essa ideia de que trabalhando muito e fazendo coisas, então os nossos esforços levar-nos-ão tão longe quanto os nossos sonhos. Mas ele também percebeu que há coisas que fazemos melhor em conjunto. (...) Essa visão da vida – como uma vida em que estamos todos ligados, por oposição à ideia de estarmos isolados e a tratar apenas de nós próprios – é uma visão que trouxe grandeza à América, permitindo-nos tecer em conjunto um sentido de identidade nacional a partir de todos os diferentes grupos de imigrantes cujas vagas aqui chegaram ao longo da história.

As declarações de Obama integram uma bela peça jornalística, disponível nas páginas da Rolling Stone: uma entrevista conduzida por Douglas Brinkley, investigador, autor e professor de história na Rice University.