sábado, outubro 27, 2012

"O Sporting é o impossível"

JACQUES LACAN
(1901-1981)
Na sua deslumbrante e galáctica versatilidade, alguns comentadores do futebol inventaram uma nova categoria filosófica: aquilo-que-não-pode-acontecer... — este texto foi publicado no Diário de Notícias (26 Outubro), com o título 'O Moreirense não existe...'.

1) – Estamos esclarecidos. Afinal, não havia crise. Nem económica, nem política, nem coisa nenhuma. Nos últimos dias, compreendemos, finalmente, que a única crise que atormenta o país é a “Crise do Sporting”.

2) – O assunto não é simples. A crise, caros colegas espectadores, não pode ser simples. Em todo o caso, creio que comecei a perceber melhor. E aqui estou para tentar esclarecer-vos. De facto, correu um insidioso boato segundo o qual o Sporting teria sido eliminado da Taça de Portugal... Havia mesmo quem se atrevesse a dar um nome ao clube responsável por tal afronta: “Moreirense” era a designação dessa entidade inexistente.

3) – Acontece que, se é verdade que o Sporting foi eliminado de alguma competição, podem crer que jogou sozinho... Porquê? Porque o jornalismo é uma coisa séria e se um grande (como o Sporting) tivesse sido eliminado por uma equipa modesta (o tal “Moreirense”), era inevitável que essa equipa sem história saltasse para as manchetes dos noticiários. Se o “Moreirense” tivesse ganho ao Sporting, não se falaria doutra coisa. Podem crer: o Sporting anda a jogar sozinho.

4) – Aliás, uma prova muito real do que vos estou a dizer é que, em tempos pré-históricos, quando uma equipa secundária (ou terciária...) eliminava um grande, havia sempre uma frase emblemática que todos repetiam: “Aconteceu Taça!” E era uma festa. E todos os adeptos e comentadores celebravam o acontecimento.

5) – Agora não. Não só não “acontece Taça”, como, em paralelo, estamos a assistir à consagração de um novo modelo de comentário face a coisas como a miragem do “Moreirense” ou as desastrosas exibições da selecção portuguesa. A sua palavra de ordem é: “Isto não pode acontecer”. Com uma variação ainda mais elaborada: “Em alta competição, isto não pode acontecer.” Parece-me ser uma variação ousada sobre a fórmula de Jacques Lacan: “O real é o impossível”. Tenho dúvidas, apesar de tudo, que fosse isso que Lacan queria dizer... mas isto sou eu a desconversar, armado em adepto do Moreirense.