segunda-feira, agosto 20, 2012

Tony Scott (1944 - 2012)

Cineasta inglês desde muito cedo ligado à produção de Hollywood, assinou grandes sucessos como Top Gun (1986), O Caça-Polícia II (1987) e Maré Vermelha (1995): Tony Scott suicidou-se no dia 19 de Agosto, atirando-se de uma ponte em San Pedro, Los Angeles — contava 68 anos.
Formado no Royal College of Art, inicialmente empenhado em seguir uma carreira de pintor, cedo começou a envolver-se com a produção de filmes publicitários, tornando-se num dos mais activos e admirados realizadores ingleses dessa área. Um pouco por acidente, acabou por ter a sua primeira oportunidade em Hollywood com a direcção de The Hunger/Fome de Viver (1983), uma estilização moderna do clássico filme de vampiros, com Catherine Deneuve e David Bowie — foi um falhanço comercial, mas viria a transformar-se em objecto de culto. Logo a seguir, Scott realizou Top Gun, título que lhe deu uma posição privilegiada na grande indústria, ao mesmo tempo consolidando o estatuto de Tom Cruise como grande estrela.
Voltou a dirigir Cruise, ao lado de Nicole Kidman (recém-chegada a Hollywood), em Dias de Tempestade (1990), de algum modo especializando-se em "filmes de acção". True Romance (1993), escrito por Quentin Tarantino é talvez o seu filme mais mítico, sendo uma das primeiras revelações de uma nova estrela: Brad Pitt.
Entre os seus filmes mais elaborados figuram: Perigo Público (1998),  com Will Smith, centrado na acção dos novos sistemas de vigilância por satélite; Jogo de Espiões (2001), de novo com Brad Pitt, desta vez contracenando com Robert Redford; e Homem em Fúria (2004), sobre a relação entre uma menina e o seu guarda-costas, interpretados, respectivamente, por Dakota Fanning e Denzel Washington. O seu derradeiro filme foi Imparável (2010), também com Denzel Washington.
Desde 1968, Tony Scott e o seu irmão mais velho, o também realizador Ridley Scott (n. 1937), estavam associados na RSA (Ridley Scott Associates) que, mais tarde, se ramificou na Scott Free, empresa de produção que passou a ser uma das forças dominantes da indústria britânica. Os dois irmãos lideravam o consórcio que adquiriu e relançou os lendários Shepperton Studios.

>>> Obituário em The Guardian.