terça-feira, agosto 21, 2012

Phyllis Diller (1917 - 2012)

Personalidade muito popular da stand-up comedy americana, Phyllis Diller faleceu em sua casa, em Los Angeles, durante o sono, no dia 20 de Agosto — contava 95 anos.
Começou em programas cómicos, na rádio, estreando-se em palco em 1955, no clube Purple Onion, de São Francisco, desde logo revelando uma energia invulgar e um apurado sentido do timing cómico. A partir daí, passou a ser uma presença regular na televisão, estreando-se no programa You Bet Your Life, de Groucho Marx. Foi presença frequente de produções de Bob Hope, desenvolvendo ao longo dos anos uma personagem de uma dona de casa desgrenhada, sempre obcecada com tratamentos de beleza e com um marido chamado 'Fang' [video: The Ed Sullivan Show, 05-10-1969].
Estreou-se em cinema num pequeno papel no clássico Esplendor na Relva (1961), de Elia Kazan, interpretando a personagem histórica de "Texas" Guinan, apresentadora do nightclub onde Bud (Warren Beatty) é levado pelo pai (Pat Hingle); em todo o caso, os filmes foram sempre secundários na sua carreira — num dos seus últimos papéis, deu voz à Rainha do desenho animado Uma Vida de Insecto (1998), de John Lasseter e Andrew Stanton. Para a história, ficou como símbolo pioneiro da expressão feminina na stand-up. Publicou a sua autobiografia, Like a Lampshade in a Whorehouse, em 2005.

>>> Obituário no Variety.
>>> Phyllis Diller entrevistada, em 2005, na NPR.