segunda-feira, agosto 06, 2012

Los Angeles, 1984


Lembro-me de ser acordado a meio da noite... A corrida da maratona estava a terminar e tudo dava a crer que, quatro anos depois de ter perdido o ouro na reta final dos 10 mil metros, desta vez Carlos Lopes ia mesmo ser o vencedor. Assim foi, a sua representando a primeira medalha de ouro portuguesa, numa edição dos Jogos Olímpicos em que o atletismo português esteve em forma, Rosa Mota conquistando a medalha de bronze na maratona feminina (que ganharia, quatro anos depois, em Seoul) e António Leitão alcançando igualmente o bronze nos 5 mil metros.

Estávamos em 1984 e Los Angeles recebia os Jogos Olímpicos numa edição que, como quatro anos antes em Moscovo, refletia as divisões de um mundo dividido pela cortina de ferro, o boicote chegando de 14 dos países do bloco de Leste. Sem grande dificuldade os EUA somaram o maior número de medalhas, ganhando um total de 175 (83 das quais de ouro), seguidos pela Alemanha Ocidental com 59 (17 de ouro) e Roménia com 53 (20 de ouro).

A música esteve em grande destaque nesta edição dos Jogos Olímpicos, com Philip Glass a assinar uma marcha para o momento da cerimónia da chama olímpica, com John Williams a compor a fanfarra que dava entrada a todos os grandes acontecimentos e a nomes como os de Herbie Hancock, Etta James, Quincy Jones ou Giorgio Moroder a destacar-se entre os que foram chamados a colaborar com as cerimónias de abertura e encerramento. Algumas destas participações e colaborações foram reunidas num LP editado então pela CBS Records.