sexta-feira, agosto 24, 2012

Jodie Foster escreve sobre Kristen Stewart

Kristen Stewart e Jodie Foster
PANIC ROOM (2002)
>>> Representar tem tudo a ver com a comunicação da vulnerabilidade, permitindo que a verdade que temos dentro de nós possa expor-se, independentemente de parecer disparatada ou vergonhosa. Abrirmo-nos e entregarmo-nos completamente. É um acto de liberdade, amor, conexão. Os actores adoram ser conhecidos, profundamente, através das subtilezas das personagens, as suas imperfeições, complexidades, instintos, a sua disponibilidade para a queda. Quanto menos medo temos, mais verdadeira é a interpretação. Como é possível fazer isso, sabendo que se vai ser pessoalmente julgado, visado, atraiçoado? Quando se é esperto, aprende-se a separar as coisas de forma consciente, a criar compartimentos. Fechar as nossas emoções num cofre de segurança é, de facto, útil quando o público atira pedras. O objectivo é sobreviver, intacto ou não, seja qual for o preço emocional. Os actores que se tornam celebridades é suposto mostrarem-se agradecidos pelo interesse público. Afinal de contas, são pagos. Só para deixar as coisas muito claras: o salário para uma determinada performance no ecrã não inclui o direito a invadir a privacidade seja de quem for, destruindo a identidade de uma pessoa."

Com uma acutilância rara, estas palavras caracterizam de forma exemplar a necessidade de resistir à violência mediática que prevalece em muitos sectores da imprensa dos "famosos", por vezes dita cor-de-rosa. O seu pretexto imediato é a exploração grosseira de que tem sido alvo Kristen Stewart, na sequência da sua separação de Robert Pattinson (seu par na série de filmes Twilight/Crepúsculo). Quem escreve é Jodie Foster, que com ela contracenou em Panic Room/Sala de Pânico (2002), de David Fincher. Foster disserta sobre as atribulações da formação específica do actor e evoca, em particular, o facto de, durante a rodagem daquele filme, Stewart ter celebrado o seu 11º aniversário — um texto genuinamente político sobre o ser actor, disponível no site The Daily Beast, associado da revista Newsweek.