sábado, agosto 25, 2012

A saga de Melgarejo

THE CIRCUS (1928)
Charles Chaplin
Que peso tem o futebol nos espaços informativos das televisões? Nenhum, como é óbvio... nem se fala do assunto — este texto foi publicado no Diário de Notícias (24 Agosto), com o título 'Melgarejo ao poder!!!'.

As notícias do fim de semana [18/19] foram especialmente objectivas. Alguém me disse que começou o campeonato de futebol, mas confesso que nem dei pelo assunto, de tal modo a importância das outras áreas se sobrepôs a qualquer devaneio futebolístico: não houve um único serviço informativo que tivesse aberto com notícias do futebol!!!
Assim, fiquei a saber que o líder do governo regional da Madeira acusou Melgarejo de dar o primeiro passo para a autonomia do arquipélago. Complicado, sem dúvida. Não conheço esse tal Melgarejo, mas o assunto parece sério.
Na cena internacional, a Rússia surgiu em todos os destaques por causa de uma banda punk que ofendeu as autoridades do país. Chama-se Melgarejo (termo herdado do russo do século XVIII, que se poderá traduzir por qualquer coisa como “sexo atormentado”) e está a transformar-se num fenómeno de desconcertante popularidade.
Entretanto, a cena política volta a estar marcada por especulações sobre mexidas no governo. Alguns analistas políticos acha que isso pode acontecer, prevendo que o primeiro-ministro irá optar por uma “troika” de ministros fortes, a ser assumida pelos trigémeos Melgarejo, Melgarejo e Melgarejo.
De resto, tudo calmo. Todos os serviços informativos abriram, em uníssono, com um prolongado destaque à nova sinfonia de Philip Glass, com solos a cargo do célebre Melgarejo, já considerado pela “New Yorker” o melhor intérprete do século XXI nesse instrumento tecnicamente tão exigente que é a campainha metálica de triciclo.
Um intelectual meu conhecido (de duvidoso porte moral, devo acrescentar) disse-me que soube pela televisão que o treinador do Benfica tem um problema para resolver na zona esquerda da defesa... Na verdade, posso garantir que nenhuma televisão dedicou um segundo que fosse a tal questão. O que eu vi foi uma abordagem muito pedagógica da nova produção do cinema independente das ilhas Caimão, de título “Melgarejo forever”, sequela do sucesso “Melgarejo on the rocks”. Em boa hora, está a ser negociada a sua adaptação para Portugal, em formato de telenovela, com o título “Melgarejo forever também para ti”.