Definition of Sound
“Love and Life: A Journey With The Chameleons” Circa / Virgin Records
(1991)
(1991)
O espaço do hip hop e seus arredores conheceu importante e visível agitação na Inglaterra de inícios dos anos 90, cabendo aos Massive Attack a mais bem sucedida (influente e duradoira) das revelações de então. Mas houve mais nomes a escrever a história naquele tempo, entre eles os Definition of Sound. Originalmente uma dupla – juntando Kevin Clark e Don Weekes – surgiram na Londres de finais dos oitentas e inícios dos noventas, lançando dois temas (sob a designação Top Billin’) que chamaram atenções, nomeadamente da Circa Records, que os chamou ao seu catálogo. Os singles Now Is Tomorrow e Wear Your Love Like Heaven, onde juntavam toda uma arquitetura hip hop a uma construção segundo as normas da canção pop, juntando a contribuição vocal de tempero soul de Elaine Vassell ao rap dos dois protagonistas serviram então de cartão de visita para um álbum que, mais que definir caminhos, arrumou toda uma mão cheia de ideias de então sob um todo coerente. Love and Life: A Journey With The Chameleons é natural descendente de linguagens entretanto desenvolvidas pelos De La Soul ou A Tribe Called Quest (escute-se What’s Going On) em finais dos oitentas, aceitando a ideia de um hip hop rico em heranças citadas, fluente numa noção de melodismo escutado entre a pop e a soul mais dado à celebração da luz que à melancolia. Ao contrário dos contemporâneos PM Dawn os Definition Of Sound revelavam contudo uma angulosidade mais vincada nas estruturas rítmicas, colocando-se mais perto dos domínios da club scene. De resto, temas como Wear Your Love Like Heaven ou Moira Jane’s Cafe marcaram presença em tabelas de dance music de então. O maior problema de Love and Life: A Journey With The Chameleons poder ser aquela que é também uma das suas maiores virtudes: apesar da concentração de esforços num hip hop vitaminado a cor e brilho dançável, a versatilidade de caminhos (que ao mesmo tempo que assegura um retrato do panorama de interesses da altura), acaba por não focar o disco em nenhum sentido em particular. O disco traduz assim uma soma de climas que vão do apelo (quase) pop de Now Is Tomorrow, a dinâmica house que agita Wear Your Love Like Heaven ao cruzamento de ecos rock’n’roll com rap em Moira’s Jane Cafe, ousando experimentar os sabores trip hop em The Blues e propondo em Dream Girl aquilo que poderia ter sido uma nunca devidamente explorada união de esforços entra a cultura hip hop e ecos mais profundos do psicadelismo.
E depois do álbum
Os Definition Of Sound editaram ainda os álbuns The Lick (1992) e Experience (1996). Chegaram a gravar um quarto disco que todavia nunca seria editado. Deopis de separados, Kevin Clark trabalhou como A&R da Parlophone e depois Universal, dedicando-se mais tarde ao publishing. Don Weekes lançou um disco a solo e depois afastou-se do mundo da música.