segunda-feira, abril 09, 2012

Titanic, 9 de abril de 1912


9 de abril de 1912. A um dia da partida o RMS Titanic está ancorado no porto, em Southampton. Ultimam-se preparativos, embarcam-se provisões. Os passageiros chegarão na manhã de dia 10... Ao longo dos próximos dias vamos assinalar o centenário da viagem inaugural (e naufrágio do Titanic) recordando não apenas imagens do navio, como as inúmeras expressões que a tragédia conheceu depois no cinema e na música.


E começamos logo em 1912. Poucos dias após o naufrágio o primeiro filme de ficção sobre o Titanic entra em rodagem. E conta no elenco com a presença de uma sobrevivente: a atriz Dorothy Gibson.

Com o título Saved From The Titanic, este primeiro filme criado com base nos factos reais (com cerca de dez minutos de duração) teve realização Etienne Arnaud e foi rodado em New Jersey (usando como cenário um navio que ia ser desmantelado) e teve estreia em sala a 14 de maio de 1912, um mês após o naufrágio, obtendo considerável sucesso. O filme tem argumento co-assinado pela própria Dorothy Gibson, que se representou a si mesma no ecrã e relata não apenas o seu salvamento mas também o romance com um marinheiro. Procurando um certo realismo a atriz usou em cena a mesma roupa que levou na noite do naufrágio. Dotothy foi uma entre as 27 pessoas a embarcar no primeiro salva-vidas lançado à água cerca de uma hora após o embate com o icebergue. Saved From The Titanic teve estreia noutros países mas foi perdido em 1914 dele não sobrevivendo senão algumas imagens então publicadas na imprensa.

Um segundo filme sobre o Titanic surgiu nesse mesmo ano. De produção alemã, a rodagem de In Nacht Und Eis começou no Verão de 1912 e a estreia chegou já no início do Inverno. É um filme mais elaborado que Saved From The Titanic, porém com uma série de imprecisões factuais. Com uma duração de 34 minutos o filme do realizador romeno Mime Misu (que interpreta o papel do comandante) começa por acompanhar a chegada dos passageiros e carga e logo depois a partida. O foco da ação divide-se entre um dos salões de primeira classe, a ponte de comando e uma das caldeiras. O avistar do campo de icebergues (como é mostrado) anuncia a tragédia, que os passageiros de primeira classe pressentem num embate violento (que na verdade mal foi sentido). Os minutos finais do filme mostram os salva vidas na água e o capitão já com a sua ponte de comando semi-alagada, aceitando o seu destino, acabando depois nas águas, desaparecendo sob as ondas. Para as sequências da colisão do navio com o icebergue foi usado um modelo do navio.

O filme alemão está disponível no YouTube em quatro partes sequenciadas.