terça-feira, abril 24, 2012

De visita ao Louvre (4)

Fotos N.G.

Quase a terminar um breve percurso por salas do Museu do Louvre, em Paris, lembramos hoje que, antes de museu, aquele espaço foi uma residência real. Muitas das salas foram transformadas, depois da revolução francesa, para albergar as coleções que desde então estão patentes ao público. Mesmo assim há em alguns lugares do velho palácio salas onde reconhecemos as decorações originais intactas nas paredes e tetos. São os casos das salas que vemos nas duas primeiras imagens deste post onde se começa por ver a Galeria de Apolo e uma sala, adjacente, que faz a ligação da ala Denon com a (central) ala Sully do museu. A terceira imagem é um olhar sobre uma das salas visitiváveis dos apartamentos de Napoleão III que se podem visitar na ala Richelieu.


O trono de Napoleão é uma entre as peças que encontramos nas salas da recentemente renovada ala Richelieu do Louvre. O trono pode ver-se numa entre as salas nas imediações dos apartamentos de Napoleão III onde podemos contactar com objetos e memórias da história francesa posterior à Revolução de 1789.


A grande galeria dedicada à pintura italiana na ala Denon é dos espaços mais concorridos do Louvre, com multidões de câmara na mão a fazer constantemente o percurso entre a escadaria (onde encontramos a Vitória de Samotrácia) e a sala onde mora a Mona Lisa de Da Vinci... Mas é impossível passar por este espaço sem evocar um dos planos mais célebres de Bande à Part, de Jean-Luc Godard (1964), a tentativa de bater o recorde de corrida em salas do museu que Bernardo Bertolucci revisitaria em 2003 em The Dreamers.