B.E.F.
“British Electric Foundation – 1981-2011”
Virgin Records
3 / 5
“British Electric Foundation – 1981-2011”
Virgin Records
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A ideia nasce já em tempo de conflito interno entre os Human League (que termina com a saída de Martyn Ware e Ian Craig Marsh, que partem para formar pouco depois formar os Heaven 17 com Glenn Gregory)... Ao mesmo tempo que desenham a ideia de uma nova banda, os dois músicos – com importante papel pioneiro na criação de uma primeira linha de propostas pop feitas com electrónicas na Inglaterra de finais dos anos 70 – criam a British Electric Foundation (mais conhecida pelas iniciais B.E.F.), projeto que usam inicialmente para experiências instrumentais e que depois direcionam rumo à canção. Lançam primeiras gravações em 1981, ora em Music For Stowaways (apenas em cassete) ora em Music For Listening To (em vinil), o título sugerindo desde logo alguma afinidade com algumas das propostas instrumentais recentes de Brian Eno (embora apenas parte das composições explorem climas mais plácidos e próximos dessa ideia de música ambiente)... Já com os Heaven 17 reconhecidos pelo trabalho no álbum de estreia – Penthouse and Pavement, de 1981, título fundamental da discografia pop electrónica britânica dos oitentas – Ware e Marsh apresentam um primeiro álbum de canções da B.E.F.. Chamam-lhe Music Of Quality and Distinction - Vol 1 e revela uma mão cheia de versões às quais chamam vozes como as de Billy McKenzie, dos Associates (que revisita Secret Life Of Arabia, de Bowie), Paula Yates (que canta These Boots Are Made For Walking, de Nancy Sinatra) ou Gary Glitter (que interpreta Suspicious Minds, celebrizado por Elvis Presley)... A grande surpresa do disco é mesmo uma interpretação de Ball Of Confusion, dos Temptations, por Tina Turner. A participação de Tina Turner chama as atenções da Capitol Records, pela qual pouco depois edita o single Let’s Stay Together (produzido por Ware), ao qual se segue o álbum Private Dancer e uma nova etapa de sucesso global para a cantora norte-americana... Depois do silêncio de alguns anos, um segundo volume sob o título Music Of Quality and Destinction chega em 1991, vincando mais ainda o interesse de Ware e Marsh pelas heranças do rhythm’n’blues. O disco chama as vozes de nomes como Chaka Khan, Terence Trent D’Arby, Green Gartside (dos Scritti Politti), Billy Preston ou Mavis Staples, aos quais se juntam os “repetentes” Billy McKenzie e Tina Turner. Após novo silêncio, o coletivo regressou em 2007 (já sem Marsh) para a sua primeira atuação ao vivo, anunciando depois a preparação de novo disco (ainda não terminado). B.E.F. – 1981-2011 junta a obra gravada sob a designação B.F.E. (incluindo remisturas editadas em máxis e algumas versões instrumentais), destapando mesmo breves sinais do projeto Dark, ainda inacabado... É um retrato de uma obra que nasce com a primeira geração pop electrónica britânica e que gradualmente aprofunda uma relação com heranças da música negra (desde sempre na lista de referências destes músicos e que, de resto, cedo ganhou também expressão nos Heaven 17).