sábado, fevereiro 11, 2012

Entre filmes de Derek Jarman

Um conjunto de “telediscos” que não o são, mas que podemos encarar como se assim o fossem. São pequenos filmes de Derek Jarman para canções dos Pet Shop Boys. Até hoje ainda sem edição em DVD.

O realizador britânico Derek Jarman (que na música havia já trabalhado com nomes como os de Marianne Faithfull, The Smiths ou Marc Almond) foi importante colaborador dos Pet Shop Boys na segunda metade dos anos 80. Não só assinou o teledisco histórico que então acompanhou It’s A Sin como criou depois uma sucessão de pequenos filmes que o grupo usou como projeções para a sua primeira digressão, já na reta final dos oitentas. Jarman criou imagens para acompanhar Opportunities (Let’s Make Lots of Money), Heart, Panninaro, It’s a Sin, Domino Dancing, Kings Cross e Violence. Os temas Always on My Mind e Being Boring, com imagens de Jarman, surgem em outras duas ocasiões de colaboração posteriores a esta digressão. Estes filmes foram depois reunidos numa edição em VHS apresentada sob o título Projections. A cassete original é hoje uma peça de colecionador.



Imagens de Kings Cross, um teledisco criado por Derek Jarman para os Pet Shop Boys e que integra o alinhamento que encontramos em Projections.