domingo, fevereiro 12, 2012

Em estúdio... com os Pet Shop Boys


Desde finais dos anos 80 que contamos inúmeros trabalhos dos Pet Shop Boys para outros músicos. Não só escrevendo canções que entregam a outras vozes como assinando remisturas ou mesmo trabalhos de produção. Hoje recordamos três exemplos de discos lançados no formato de single que resultam de trabalhos de colaboração em estúdio com os Pet Shop Boys.



Blur 'Girls & Boys (Pet Shop Boys Remix)' (1994)
O primeiro exemplo data de meados dos anos 90. Por alturas do lançamento de Parklife, o álbum que solidificaria definitivamente o estatuto dos Blur como uma das forças maiores pop/rock britânicas dos noventas, o grupo desafiou os Pet Shop Boys a remisturar Girls & Boys, chegando mesmo a lançar o single independentemente em alguns mercados. Para a remistura foi criada uma versão diferente do teledisco.



David Bowie - 'Hallo Spaceboy' (1996)
O segundo exemplo data também de meados dos anos 90. Do alinhamento do álbum 1:Outside, que assinalara em 1995 o reencontro de David Bowie com Brian Eno (ou seja, a mesma dupla responsável pela histórica “trilogia berlinense” (leia-se Low, Heroes e Lodger, álbuns editados entre 1977 e 1979), foi retirado o tela Hallo Spaceboy que chegaria a single pelas mãos de um trabalho de remistura (e regravação) com os Pet Shop Boys. O single representou o maior sucesso de Bowie desde Jump They Say (1993) e o segundo maior desde Absolute Beginers (1986), representando a sua mais alta classificação na tabela de singles britânica desde então.



Sam Taylor Wood, 'I'm In Love With a German Film Star' (2010)
Mais recentemente Sam Taylor Wood (artista plástica e realizadora), que já havia trabalhado com os Pet Shop Boys em ocasiões anteriores, gravou uma versão do tema I’m In Love With a German Film Star, dos Passions (originalmente lançado em 1980). A nova versão foi lançada no formato de single e acompanhada por este teledisco.