sexta-feira, janeiro 13, 2012

Uma visão para Mishima

Mês Philip Glass - 13 
'Mishima' (1985) 

Mishima foi um dos primeiros trabalhos de Philip Glass para o grande ecrã e correspondeu à terceira banda sonora em nome próprio que editou em disco, sucedendo assim a North Star, de 1978 e Koyaanisqatsi, de 1982. O filme, Mishima – A Life in Four Chapters, de Paul Schrader, aborda (de forma algo distinta dos modelos mais habituais dos biopics) a vida e obra do escritor japonês Yukio Mishima e teve estreia mundial na edição de 1985 do Festival de Cannes onde venceu mesmo um prémio pelos contributos do diretor de fotografia, do diretor artístico e do compositor da banda sonora. Plástica e narrativamente desafiante, o filme conhece de facto na partitura de Philip Glass um dos seus maiores trunfos.

Criada num tempo de transição, após um longo período em que a escrita para o seu ensemble tomava parte central das suas preocupações e um momento de novos desafios para orquestra e vozes, a música de Mishima reflete ainda uma vontade em redescobrir o trabalho para quarteto de cordas que havia em tempos ensaiado ainda nos dias de estudante e que recentemente tinha retomado em Company (de 1983). A gravação das peças para quarteto de cordas que integram a banda sonora (que em vários momentos envolve ainda a presença de uma orquestra) assinalou o encetar da colaboração discográfica entre Philip Glass e o Kronos Quartet.

Mishima teve edição em LP e CD logo em 1985 naquele que foi o primeiro lançamento do compositor pela Nonesuch Records. Uma reedição da mesma gravação surgiu, anos mais tarde, incluída na caixa Philip on Film, lançada em 2001.