quinta-feira, janeiro 12, 2012

Discos Pe(r)didos:
Bel Canto, Birds of Passage


Bel Canto
"Birds of Passage"
Crammed Records
(1990)

Nunca tiveram o sucesso global de uns A-ha nem a visibilidade noutras latitudes de uns Kings Of Convenience ou Royksopp. Mas os Bel Canto são uma das instituições maiores da música popular made in Noruega. Alternando períodos de atividade com pausas (durante as quais os músicos desenvolvem carreiras em paralelo e se multiplicam em colaborações), os Bel Canto conheceram contudo a sua etapa musicalmente mais marcante entre finais dos anos 80 e inícios dos noventas. É desse período que data este Birds Of Passage, segundo álbum de originais do grupo (então um trio) editado então através da Crammed Records, uma das mais atentas editoras independentes da Europa dos oitentas. O disco sucedeu a White Out Conditions, álbum de estreia de formas mais angulosas. Birds of Passage, sem perder a noção de inquietude que cruzava a alma da banda, revela uma maior presença de electrónicas e uma produção mais atenta aos contornos e ambientes. Houve então quem traçasse comparações com os Cocteau Twins, embora nem a densidade das texturas e ambientes das canções fosse semelhante, a música dos Bel Canto refletindo ainda uma maior luminosidade. As raízes folk (que moram entre algumas referencias genéticas mais profundas da música dos Bel Canto) mostravam-se aqui sob outra encenação. O disco é memória pop gourmet da viragem dos oitentas para os noventas. Assimila as linguagens da pop electrónica (escola Depeche Mode e afins) em temas como Intravenous ou Oyster. Explora ambientes que sugerem aquela luz fria dos dias curtos de Inverno no tema-título. Visita climas mais assombrados em Time Without End. E rende-se mesmo ao luar em Picnic On The Moon, o instante mais próximo de uma sugestiva ideia de ambient pop. É um dos grandes discos pop da primeira etapa dos noventas, mas há muito que parece música arrumada num arquivo poucas vezes visitado.

E depois do disco? 
Após a edição de Birds of Passage Geir Jenssen afastou-se do grupo para concentrar atenções no seu projeto a solo Biosphere. Anelli Drecker gravou dois álbuns a solo, assinou colaborações com os A-ha ou Royksopp, mas nunca colocou um ponto final aos Bel Canto. O mais recente álbum de originais do grupo data de 2003. Nos últimos deram ocasionais concertos. Desde 2009 fala-se de uma nova antologia de temas gravados antes do primeiro álbum... Mas ainda nada surgiu de facto...