sábado, dezembro 03, 2011

Primeiros sinais de uma visão

Mês Clássicos Disney - 3 


Se a história dos estúdios Disney recorda Branca de Neve e os Sete Anões como a sua primeira longa-metragem, feito maior que o mundo viu em 1937, toda uma pré-história antecedeu esse momento. Aproveitamos assim este mês dedicado aos clássicos de animação da Disney para evocar algumas dessas primeiras etapas.

E começamos em Kansas City, no Missouri, em inícios dos anos 20, com uma série de pequenas curtas, sob a designação de série Laugh-O-Grams. O primeiro dos filmes de que há registo é Newman’s Laugh-O-Grams, do qual existe hoje uma cópia preservada. Um dos títulos mais antigos de que há memória é uma versão do Capuchinho Vermelho, sob o título Little Red Riding Hood, que data de 1922 e que foi dada como perdida durante anos até que em 1998 uma cópia encontrada em Londres conduziu ao seu restauro. Ao todo foram criados nove filmes nesta série, entre eles surgindo adaptações de contos célebres como são os casos do Gato das Botas ou Cinderela. O décimo dos filmes era, contudo, uma ideia diferente... E nela residiu o motor para uma mudança que se revelaria fulcral para o futuro da visão de Walt Disney.

Em 1923 Walt Disney cria, ainda no Missouri, Alice’s Wonderland uma nova curta-metragem que, mais que pensar em plateias, visava sobretudo ser cartão de apresentação para uma ideia. E assim foi. O filme cruzava imagens reais com sequências de animação e tinha como protagonistas a pequena Alice e um gato. Tudo começava com a visita de Alice a um estúdio de animação, onde os desenhos animados subitamente ganham vida no papel... Criado no pequeno estúdio em Kansas City, que se debatia já com algumas dificuldades financeiras, o filme não conseguiu encontrar os parceiros certos e, assim, não permitiu contornar os problemas económicos que o fecharam logo depois. Walt Disney e o irmão Roy mudaram-se para Los Angeles. Walt trabalhou como fotografo até encontrar um distribuidor interessado em dar continuidade à sua ideia de cinema de animação. Mal o encontrou convenceu a família da actriz que vestira o papel de Alice a mudar-se para a Califórnia, onde então a série que ficaria conhecida como Alice Comedies começou a sua produção. Entre 1924 e 1927 foram produzidos mais 56 episódios que representaram assim o primeiro feito de Walt Disney. Estes filmes estão hoje no domínio público. E há disponíveis em DVD alguns títulos que juntam muitas destas curtas-metragens de animação.

Podem ver aqui o filme de 1923 Alice’s Wonderland, de Walt Disney.