segunda-feira, novembro 14, 2011

Universal compra EMI


Os Beatles. Os Pink Floyd e os Coldplay. E ainda Charles Aznavour e Elvis Costello. E também Gorillaz, Norah Jones, Kylie Minogue, Pet Shop Boys, Robbie Williams... Que há de comum com estes nomes? Pois bem, as suas edições pertencem ao grupo EMI, através de alguma das suas etiquetas (Virgin, Parlophone, Capitol, Blue Note, etc.).
Embora nunca tendo perdido uma componente genuinamente britânica, a EMI pertencia ao banco americano Citigroup. Agora, a Universal comprou a EMI por nada mais nada menos que 1,2 mil milhões de libras (cerca de 1,4 mil milhões de euros). Mais ainda: a unidade de publicação da EMI vai ser adquirida por um consórcio liderado pela Sony pelo valor de 2 mil milhões de libras (2,3 mil milhões de euros).
As primeiras notícias (ver BBC) dão conta de reacções positivas no seio da comunidade musical. Mick Jagger afirmou mesmo: "Saúdo em especial o facto de a EMI voltar a ser propriedade de pessoas que, de facto, têm a música no seu sangue" (recorde-se que os Rolling Stones abandonaram a Virgin em 2008).
Segundo Lucian Grainge, presidente da Universal Music, o grupo "está empenhado em preservar a herança cultural e a diversidade artística da EMI, ao mesmo tempo investindo em artistas e pessoas que permitam consolidar os recursos futuros da companhia." Recorde-se que dessa herança da EMI constam alguns nomes emblemáticos pré-anos 60, incluindo Nat King Cole, Judy Garland, Dean Martin, Elvis Presley e Frank Sinatra.

O lendário concerto de Judy Garland no Carnegie Hall
CAPITOL, 1961
O primeiro álbum de estúdio dos Beatles
PARLOPHONE, 1963
O sétimo álbum de estúdio dos Pet Shop Boys
PARLOPHONE, 1999