quarta-feira, novembro 09, 2011

Lisbon & Estoril Film Festival 2011 (dia 6)


Atenção hoje para duas propostas que passam à tarde, pelas 18.00 horas, pela sala do Cinema Nimas, em Lisboa. Dois filmes, que nos levam ao cinema do Egipto, em ambos os casos reflectindo trabalhos de restauro efectuados pela Martin Scorsese & the World Cinema Foundation.

Um dos filmes a ver é The Eloquent Peasent (1970), de Shadi Abdel Salam, restaurado a partir dos negativos dos originais de 35mm preservados pelo Egyptian Film Center em Giza (Cairo). Com base num dos grandes textos sobreviventes do seu tempo, reflectindo o que se designa como o período clássico da literatura egípcia, The Eloquent Peasant combina um conto de moralidade e um poema. A acção desta curta de 20 minutos decorre entre os anos 2160 e 2025 a.C., com narrativa a evoluir em torno da figura de um camponês que, ao entrar nas terras de um nobre, vê os seus bens confiscados e é injustamente acusado de roubo. Ao rei cabendo o papel de, ao reconhecer a sua razão, repor a justiça.

A mesma sessão junta depois, e do mesmo realizador, a longa metragem The Night of The Counting Years, de 1969, também agora em cópia restaurada e que é reconhecido como um dos clássicos maiores do cinema egípcio. O filme é baseado na história verídica ocorrida em 1881 quando uma série de artefactos antigos surgiram em mercados, o que conduziu à descoberta de incursões de elementos de uma velha tribo por Deir el Bahari, em concreto a um local onde estavam escondidas múmias reais. O filme foi produzido por Roberto Rosselini.

Podem ver aqui a restante programação do dia.