terça-feira, outubro 11, 2011
No Mississippi, nos anos 60
Ainda estamos em Outubro, mas começam já a ganhar forma eventuais cenários para nomeações (e até mesmo prémios) para os Oscares, que chegam lá para Fevereiro... E não será grande o espanto se, entre os nomes em destaque na cerimónia deste ano possam estar elementos do elenco técnico e artístico de The Help (estreado entre nós como As Serviçais), filme de Tate Taylor que adapta ao grande ecrã o livro homónimo de Kathryn Stockett.
A história leva-nos à pequena cidade de Jackson, no Mississipi, numa altura em que começava a ganhar forma (mas não por aqueles lados) o movimento que lutou pelos direitos civis dos que, sem pele branca, conheciam ainda em alguns estados um tratamento diferente. Casas de banho separadas das dos patrões (e fora de casa), bairros residenciais segregados, autocarros com espaços separados para uns e outros e às mulheres um destino profissional quase inevitável: ser criada... É contudo uma filha de rica família branca, com sonhos de ser jornalista (e fugir dali para fora) quem coloca a uma empregada negra o deasfio de a ajudar a contar o dia a dia daquela cidade, mas do seu ponto de vista. A ela juntam-se outras e o livro, com relatos que levarão algumas patroas à beira de um ataque de nervos, não passa despercebido.
The Help alia a uma história cara à luta das minorias étnicas norte-americanas uma mão cheia de belas interpretações, sobretudo as de Viola Davis, Octavia Spencer, Allison Janney (a CJ de West Wing) e Jessica Chastain (que ainda recentemente brilhou em A Árvore da Vida). Junta uma direcção artística que assegura uma soberba visão de época, uma bela direcção de fotografia e uma cativante banda sonora assinada por Thomas Newman. Óscares? Sim, entre nomeações e eventuais estatuetas ganhas vai somar alguns, vai!
Imagens do trailer do filme