Just What Is It that Makes Today's Homes So Different, So Appealing? (1956) |
Colagens como esta fizeram de Richard Hamilton, não apenas uma figura central do meio artístico britânico na década de 50, mas também um dos mais genuínos precursores da Pop Art – faleceu no dia 13 de Setembro, contava 89 anos.
A sua actividade nessa época, em particular como elemento do influente grupo de artistas independentes do Institute of Contemporary Arts (ICA), de Londres, veio mesmo a valer-lhe o epíteto de "Pai da Pop"; os arquitectos Eduardo Paolozzi e Lawrence Alloway foram, então, alguns dos seus companheiros. Tinha, de qualquer modo, uma perspectiva irónica sobre o assunto: "Embora o fenómeno pop me interessasse, nunca me senti associado ao termo que eu usava mais para descrever Elvis Presley e as vulgares imagens americanas de cones de gelado e hamburgers." Por essa altura, começou a dar aulas na Central School of Arts and Crafts e no Royal College of Art – neste último, foi professor e mentor do jovem David Hockney. Deixou também uma marca indelével na história da música, concebendo a capa do Álbum Branco (1968) dos Beatles: uma superfície totalmente branca (com o nome da banda em relevo), por oposição à proliferação de figuras do anterior Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967). Estava a trabalhar numa gigantesca retrospectiva da sua obra, a ser apresentada durante o ano de 2012 em Londres, Los Angeles, Filadélfia e Madrid.
>>> Obituário na BBC.
>>> Richard Hamilton na Gagosian Gallery.