terça-feira, setembro 20, 2011
Queer Lisboa: 15 anos / 15 filmes (6)
Quinto dia da edição 2011 do Queer Lisboa. Como tem acontecido desde que o festival arrancou, na passada sexta-feira, fica uma recordação antes da chamada de atenção para o programa de hoje.
Entre as muitas curtas metragens que passaram pelo Queer Lisboa recordamos Cowboy. Filme assinado pelo alemão Tim Kleinert, Cowboy coloca-nos algures numa paisagem rural que dá a entender uma noção de solidão e distância em relação a tudo o resto. Um agente imobiliário entra numa quinta onde encontra apenas um homem, que prepara uma ceifeira debulhadora... A sua presença não o deixa indiferente. Passa ali o dia, com ele passa a noite... Para descobrir então que o que por detrás deste aparente idílio campestre há uma realidade aterradora com a qual terá se se confrontar. Com cerca de 35 minutos de duração, Cowboy é já um claro ensaio de um olhar narrativo sólido que o realizador apresentou na edição de 2008 do Queer Lisboa, numa altura em que trabalhava já na produção da sua primeira longa-metragem.
Hoje o Queer Lisboa passa, às 19.30 na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, Romeos, filme de Sabine Bernardi que nos apresenta Lukas, um jovem transgénero (nascido como rapariga) que, em tempo de fazer serviço comunitário, é colocado num dormitório feminino... À noite, pelas 22.00 horas, na mesma sala, passa Mesa Sto Dasos, do grego Angelos Frantzis.
Podem ver aqui o tralier de Romeos.