quinta-feira, setembro 15, 2011

Discos pe(r)didos:
Ingrid Chavez, May 19, 1992


Ingrid Chavez 
"May 19, 1992" 
Paisely Park 
(1992)

A história começa ainda nos oitentas, em Minneapolis. Nascida no Novo México, crescida na Georgia, Ingrid Chavez chegou a Minneapolis na segunda metade da década. Pagou as contas trabalhando num café, ao mesmo tempo que procurava um caminho na música. Prince escutou-a. Ingrid colaborou no álbum de 1988 Lovessexy, mais tarde no elenco do filme Graffiti Bridge. E pelo caminho um desafio para criarem, juntos, um álbum de poesia. Poemas de Ingrid, lidos pela sua voz, Prince ao lado, ao piano... Gravaram takes, mas o projecto acabou na gaveta. A ideia seria recuperada mais tarde, mas já sem Prince como co-protagonista, a edição do álbum fazendo-se contudo pelo selo da sua Paisley Park Records.
Editado em 1992, May 19, 1992 (a data indicava a passagem de um ano sobre o dia em que fora tirada a fotografia usada na capa) não é contudo o álbum spoken word (com piano) que começara a nascer em estúdio algum tempo antes. É certo que o registo spoken word não abandonou o disco – basta escutar Elephant Box para o (re)descobrir. Mas da ideia inicial de um álbum de poesia, Ingrid Chavez fez nascer um álbum de pop de rara elegância, electrónicas, batidas bem desenhadas e uma contenção quase minimalista nos arranjos fazendo deste um dos mais belos (e hoje espantosamente esquecidos) dos discos de inícios dos noventas. Cruzam-se aqui vários caminhos, do paisagismo delicado dos fundos ao fulgor de genética funk de algumas batidas, a voz sussurrante e doce de Ingrid Chavez conferindo-lhe uma personalidade única. Do alinhamento nasceram três singles – Elephant Box, Hippy Blood e Heaven Must Be Near – mas pouco aconteceu depois...
Ainda em 1992, e depois de colaborar na gravação de I Surrender, com David Sylvian e Ryuichi Sakamoto, casava com o primeiro e tornava-se parceira em alguns dos seus trabalhos seguintes. Projectaram um álbum que ficou na gaveta. Mas em 2010, sem alarido, Ingrid Chavez regressou aos discos, editando A Flutter And Some Words.

Imagens do teledisco de Elephant Box aqui.