Olhar e escutar. Música. Cinema. E os espaços em volta.
domingo, setembro 11, 2011
As Torres Gémeas numa história de 1986
Papa Don't Preach (00m 27s)
Desde a sua imagem de abertura, as Torres Gémeas são uma presença emblemática no teledisco de Papa Don't Preach, de Madonna, realizado por James Foley [ ver arquivo de fotogramas em Madonna-online.ch ]. Como em muitas outras narrativas (que, obviamente, não puderam pensar no valor simbólico dessas suas imagens), já não estamos perante o mero trabalho da ficção, mas face a um perturbante poder de testemunho sancionado pela arquitectura do tempo e suas camadas.
No caso de Papa Don't Preach, as torres vão pontuando a caminhada da protagonista em direcção a casa do pai, cenário onde terá lugar o momento emblemático de confissão (da sua gravidez). Há, por isso, qualquer coisa de duplo assombramento neste drama familiar: porque a paisagem urbana emerge, exuberante, na sua ferida antecipada; e também porque, em 1986 como agora, esta é uma fábula construída a partir da ausência de qualquer modelo materno.