terça-feira, agosto 23, 2011

Jimmy Sangster (1927 - 2011)


Na sua qualidade de argumentista, foi um dos nomes centrais da idade de ouro dos filmes de terror da Hammer Films: Jimmy Sangster faleceu no dia 19 de Agosto — contava 83 anos.
James Henry Kinmel Sangster começou por experimentar várias tarefas nos estúdios britânicos da Hammer, incluindo assistente (produção e realização) e director de segundas equipas. Em finais dos anos 50, Michael Carreras, patrão do estúdio, insistiu para que Sangster experimentasse o trabalho da escrita. Foi com relutância que aceitou, mas acabou por estar ligado de modo indelével ao revival do cinema britânico de terror durante as décadas de 50/60. The Curse of Frankenstein/A Máscara de Frankenstein (1957) foi a primeira das suas proezas, desde logo envolvendo três figuras decisivas na produção do estúdio: o realizador Terence Fisher e os actor Peter Cushing, na personagem do cientista Victor Frankenstein, e Christopher Lee, na "Criatura" (Lee viria a tornar-se um dos mais lendários intérpretes de Drácula).
A partir daí, e até meados dos anos 80, Sangster manteve uma actividade regular, escrevendo, entre outros, os argumentos de Dracula/O Horror de Drácula (Fisher, 1958), A Múmia (Fisher, 1959) e Hysteria/O Enigma do Apartamento (Freddie Francis, 1965), além de muitos scripts para produções televisivas. Pontualmente, embora com menos felicidade, experimentou a realização, por exemplo em The Horror of Frankenstein/Os Horrores de Frankenstein (1970). A sua autobiografia intitula-se Do You Want it Good or Tuesday?

>>> Obituário em The Guardian.
>>> Obituário no site da Hammer Films.