sábado, agosto 27, 2011

As primeiras imagens de "Tintin" (3/5)


As primeiras imagens de As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne foram apresentadas à imprensa internacional num encontro num hotel de Paris — estes textos foram publicados no Diário de Notícias (20 de Agosto).

[ 1 ] [ 2 ]

No mundo das imagens em movimento, a personagem de Tintin nunca teve o impacto dos seus álbuns originais. O certo é que, desde muito cedo, começaram a surgir as tentativas de recriar o universo de Hergé. E foi a televisão belga a lançar a proposta inicial, em 1959, com uma série de filmes de animação. A primeira tentativa cinematográfica surgiria pouco mais tarde, em 1961: As Aventuras de Tintin (título original: Tintin et le Mystère de La Toison d’Or), uma produção franco-belga dirigida por Jean-Jacques Vierne, com o jovem Jean-Pierre Talbot no papel principal; Talbot reapareceria ainda em O Mistério das Laranjas Azuis (1964). Chegaram mesmo a fazer-se longas-metragens de animação, como Tintin e o Lago dos Tubarões (1972), sempre com impacto comercial moderado.
Ainda em desenho animado, a tentativa mais ambiciosa é a série As Aventuras de Tintin (1991-92), uma coprodução franco-canadiana, concretizada com o apoio da Fundação Hergé: está editada no mercado português de DVD, numa caixa com 21 discos.