Fotos: N.G. |
São dez hectares de jardim no topo Sul de Manhattan. Dali partem os ferrys para a Estátua da Liberdade e para Ellis Island. O Battery Park é um dos muitos espaços verdes que encontramos em Manhattan e um dos maiores. Não é particularmente dotado de infraestruturas de lazer. Nem cafés nem pequenos restaurantes (há pelo menos um, mas grande e de renome) por perto, apenas roulottes de sumos, gelados, cachorros e afins... Mas é um belo espaço para descansar as pernas sobre a relva.
O nome do parque adivinha uma história no contexto defensivo de outras etapas na história de Nova Iorque. Eram ali que em tempos residiam as baterias de artilharia que protegiam os primeiros habitantes. Mais tarde ali foi erigido o Castle Clinton, estrutura central na defesa da cidade em inícios do século XIX. O parque alberga ainda um memorial pelos combatentes na guerra da Coreia (foto do meio). Um outro memorial ali levantado é o chamado Hope Garden, que lembra as vítimas da sida (foto em baixo).
É do Battery Park que partem, todos os dias (mas apenas até meio da tarde) os ferrys que levam os visitantes à Estátua da Liberdade e a Ellis Island.
Imagens, vistas do Battery Park, da Estátua da Liberdade e de Ellis Island. Esta última foi, durante anos a fio, a primeira paragem de multidões de emigrantes que tentavam nova vida no outro lado do Atlântico.