quarta-feira, julho 06, 2011
Um bairro com história
Hoje é um dos mais agradáveis bairros residenciais de Nova Iorque, com edifícios que raramente ultrapassam os quatro ou cinco andares, frequente presença de árvores e arbustos nas tuas e uma multidão de lojas e restaurantes. Foi nos anos 60 o verdadeiro paraíso dos artistas, com rendas baixas e acessíveis. Hoje é um bairro caro, essencialmente habitados por nova iorquinos de classe média alta.
O bairro mora a Oeste da Broadway, definido a Sul pela Houston St e, a norte, pela tua 14. Antiga zona de pequenas quintas, o Village (como é conhecido) mostra em algumas zonas uma grelha de ruas menos geometrica que o que vemos em muitas das ruas de Manhattan.
São várias as instituições do Village. Uma delas é a pequena loja Village Cigars, na esquina definida pela 7ª avenida com a rua 4. Em frente, do outro lado da rua, fica um pequeno largo onde, ainda hoje, podemos visitar o Stonewall Inn, o bar que foi protagonista nos motins de 1969 que deram visibilidade à luta pelos direitos da comunidade LGBT.
Três olhares pelo Greenwich Village. Começando por um aspecto da rua 4, perto do Washington Square Park; depois olhando um letreiro na McDougal Street. E fechando com os néons do Stonewall Inn.
Um outro olhar de pormenor no Greenwich Village. Uma parde como tantas outras, é certo. Mas esta muito característica deste bairro, não apenas pela cor (muito frequente) como pelo modelo de janelas às quais se juntam escadas de segurança exteriores.