segunda-feira, julho 04, 2011
Na cidade que nunca dorme
Vale a pena passar por lá de noite. A luz jorra pelas ruas em seu redor. E, vista do topo do Empire State Building, a zona adivinha agitação.
Chama-se Times Square e deve ser das imagens mais imediatamente reconhecíveis da cidade de Nova Iorque. De resto, de tantos que são os anúncios luminosos, vários já na forma de ecrãs com imagens em movimento, o espaço em seu redor acaba mesmo por ser atípico da paisagem nova iorquina, mais parecendo coisa que corresponde à imagem que muitos temos de Tóquio.
Times Square é na verdade o espaço alargado que nasce no ponto em que a 7ª avenida se cruza com a Broadway, isto entre as ruas 42 e 47. O espaço mais a sul chamou-se em tempos Longacre Square. Tinha vendedores de cavalos, ferreiros e muitas histórias de carteiristas. Os primeiros teatros chegaram em finais do século XIX e em pouco tempo a zona ficou conhecida como o Theatre District. A mudança do New York Times para ali motivou a nova designação a partir de 1904. A mudança do jornal fez-se na noite de ano novo e, desde então, aquele é “o” local de reunião para milhares de nova iorquinos a 31 de Dezembro. O jornal, entretanto mudou-se para ali perto, na esquina da rua 42 com a 8ª avenida.
Times Square viveu tempos difíceis depois da grande depressão, recuperando a sua identidade e fôlego com uma série de acções e campanhas nos anos 80. Hoje parte do espaço está fechado ao trânsito. Há ali mesas e cadeiras onde o transeunte pode ficar a descansar de dia ou de noite. Há uma grande bilheteira central para musicais e outras peças de teatro. E, por vezes, iniciativas de exercício físico ao ar livre.
São vários os inquilinos ilustres de Times Square, do Paramount Hotel e do Marriott às lojas da Disney ou os estúdios da ABC onde diariamente se faz o Good Morning America. Houve ali em tempos uma Virgin Megastore. Estão ali um Hard Rock Cafe, um Planet Hollywood e um grande McDonald’s. Assim como por perto fica o Madame Tussaud’s, o museu de cera. Isto para não falar nos teatros, muitos, ali e nas ruas em volta, a maioria acima da rua 42 e entre a 7ª e 8ª avenidas.
Mais três olhares de pormenor sobre alguns dos anúncios luminosos que podemos ver em Times Square. Ali, de dia ou de noite, sente-se que a cidade nunca para.
Podem ver aqui imagens de Time Square, em directo, via webcams.