domingo, julho 31, 2011

Liszt num olhar transversal


Em 34 discos, recuperando gravações do catálogo da Deutsche Grammophon, 
um olhar transversal pela obra de Franz Liszt em 'Liszt - The Collection', 
caixa que assinala os 200 anos do nascimento do compositor.

Assinalam-se este ano, a 22 de Outubro, os 200 anos do nascimento do húngaro Franz Liszt. Compositor, mas também pianista virtuoso e professor, Liszt é um dos grandes nomes do romantismo e uma figura marcante na história da música. É sua a ideia da criação de concertos para apenas um pianista, sendo inclusivamente sua a designação de “recital solista” para os caracterizar e o estatuto de grande reconhecimento que conheceu em vida deve-se não apenas à música que assinou mas também à popularidade conquistada pelo seu trabalho como intérprete.

Entre a multidão de edições que assinalam em 2011 os 200 anos do nascimento do compositor conta-se esta caixa pela qual passa um olhar transversal pela sua obra, através da recolha de gravações dos arquivos da Deutsche Grammophon. A “arrumação” ordena, ao longo da caixa, os trabalhos para piano e orquestra (nove discos), peças para piano (12 discos), composições para órgão ( dois discos), lieder (cinco discos) e obras de música sacra vocal (seis discos).

O “elenco” de nomes convocados é de primeira linha envolvendo, entre outros, Seiji Ozawa (maestro), Krystian Zimeman (pianista), Giuseppe Sinopoli (maestro), Herbert von Karajan (maestro), Georg Solti (maestro), Bernard Haitink (maestro), Wilhelm Kempf (pianista), Claudio Arrau (pianista), Daniel Baremboim (como pianista) ou Dieter Fischer-Diekau (barítono) e orquestras como, entre outras, a Boston Symphony Orchestra, a London Symphony Orchestra, a Filarmónica de Berlim ou a Staatskapelle Dresden.

Belíssima selecção (com boas gravações e interpretações aclamadas), a caixa Liszt - The Collection peca apenas no booklet que, em 38 páginas, não mais apresenta senão a ficha técnica de cada disco (e do que cada um apresenta). Sem, portanto, uma contextualização que faria todo o sentido perante uma obra antológica desta dimensão.