quarta-feira, julho 27, 2011

Há barcos no cais


Barcos entre prédios? A perspectiva do olhar pode enganar, mas na verdade estamos num dos muitos cais que circundam Manhattan, este com o valor acrescentado de ser desde há já alguns anos um verdadeiro pólo turístico da cidade. Estamos na baixa de Manhattan, logo acima do Finantial District, relativamente próximos do local onde antes moravam as Torres Gémeas e mais perto ainda da Câmara Municipal. O cais de que se fala é o chamado Pier 17 e o local em seu redor corresponde ao South Street Seaport, zona definida onde Fulton Street encontra o East River e à volta da qual podemos encontrar uma verdadeira multidão de lojas, restaurantes, um centro turístico e um museu.


Três olhares pelo cais e pelo veleiro Peking, que ali está já ancorado há algum tempo integrando o Maritime Museum (que junta a este outros navios que ali em redor podemos encontrar). Criado em finais dos anos 60, o museu estende-se por uma vasta área da frente ribeirinha, juntando ao Peking outros navios e a estes zonas expositivas em terra e uma biblioteca sobre assuntos relacionados com o mar.


Uma das melhores vistas de Manhattan sobre a ponte de Brooklyn e esse outro grande bairro de Nova Iorque pode ser captada a partir do cais 17.