sexta-feira, maio 06, 2011

Arthur Laurents (1917 - 2011)


Figura mítica da Broadway, autor teatral, encenador e argumentista de filmes, Arthur Laurents faleceu no dia 5 de Maio em sua casa, em Nova Iorque, na sequência de uma pneumonia — contava 93 anos.
A história de West Side Story — na base do musical composto por Leonard Bernstein, com letras de Stephen Sondheim — é o seu trabalho mais célebre, a par de Gypsy, outro musical que, em 2007, foi objecto de nova encenação, com Patti LuPone e produção do próprio Laurents. Ambos foram adaptados ao cinema: o primeiro em 1961, pela dupla Robert Wise/Jerome Robbins; o segundo em 1962, com realização de Mervyn LeRoy. Entre os prémios que conquistou inclui-se o Drama Desk Award para uma encenação de Gypsy, em 1975.
Em cinema, foi um dos que participou na escrita de A Corda (1948), de Alfred Hitchcock, tendo assinado, a solo, o argumento de The Way We Were/O Nosso Amor de Ontem (1973), de Sydney Pollack, com Barbra Streisand e Robert Redford — a respectiva história baseia-se na experiência de Laurents como aluno da Universidade de Cornell, em particular nas memórias do "maccartismo" e das actividades da Comissão para as Actividades Anti-Americanas.

>>> Obituário no New York Times.