quarta-feira, março 16, 2011

For ever Berio

Measha Brueggergosman
Recital I (for Cathy), de Luciano Berio (1925-2003), é por certo uma das composições mais complexas e desafiantes que já se escreveram para uma voz humana (foi escrita para Cathy Berberian, mezzo-soprano americana com quem Berio foi casado no período 1950-1964). Estreada em 1972, resultante de uma encomenda da Fundação Gulbenkian, foi agora escutada no Grande Auditório num admirável concerto que ficará, por certo, como um dos momentos mais singulares e apaixonantes desta temporada.
Interpretada pela canadiana Measha Bruegger-gosman, com o Ensemble Intercontemporain, sob a direcção de Peter Eötvös [foto], Recital I (for Cathy) parte de uma situação saborosamente teatral: uma cantora prepara-se para um recital, descobrindo que falta chegar o pianista que deveria acompanhá-la. Aceitando continuar com a orquestra de câmara disponível, entra num incrível labirinto literário e musical que integra as mais contrastadas citações (Monteverdi, Bach, Ravel, Wagner, o próprio Berio, etc.) para gerar uma narrativa fragmentada e fragmentária que, em última instância, celebra o tudo é possível da ficção — numa espécie de derradeira fronteira, a cantora depara (e nós com ela) com o poder, afinal irrisório, da palavra e respectiva teatralidade.
De voz admiravelmente densa e cristalina, e também com um elaboradíssimo sentido de palco, Brueggergosman foi fabulosa, devidamente seguida pela excelência do Ensemble Intercontemporain. O sentido programático do concerto, celebrando os artifícios da modernidade narrativa, foi tanto mais forte quanto, na primeira parte, se ouviram três peças que funcionaram como outras tantas rimas, da autoria de Bruno Mantovani (Les Danses Interrompues), Gyorgy Ligeti (Concerto de Câmara) e Peter Eötvös (Snatches of a Conversation). Foram quatro obras para redescobrirmos sonoridades de transição entre os séculos XX e XXI, deixando a plenitude de uma liberdade criativa ancorada num extrema exigência formal, à sua maneira vocacionada para um novo classicismo.

>>> Numa homenagem a Joni Mitchell, interpreta Both Sides Now, do álbum Clouds (lançado por Mitchell em 1969).


>>> Sites oficiais: Ensemble Intercontemporain + Measha Brueggergosman + Peter Eötvös.