terça-feira, março 29, 2011

Eduardo Souto de Moura — Prémio Pritzker

MUSEU PAULA REGO / Cascais
Foto de Luís Ferreira Alves (Pritzker Prize)
Eduardo Souto de Moura foi distinguido com o Prémio Pritzker de Arquitectura — através dele se consagra, anualmente, a personalidade de "um arquitecto vivo cujo trabalho edificado demonstra uma combinação das qualidades de talento, visão e empenhamento que produziram contribuições consistentes e significativas para a humanidade, e o ambiente construído, através da arte da arquitectura".
Criado em 1979 pela família Pritzker, de Chicago, através da sua Fundação Hyatt, este é um prémio consagrado como dos mais importantes na sua área, sendo frequentemente referido como o "Nobel da arquitectura" — o vencedor recebe 100 mil dólares (cerca de 70 mil euros) e uma medalha de bronze. É a segunda vez que o Pritzker é atribuído a um arquitecto português: Álvaro Siza Vieira recebeu-o em 1992 (os vencedores de 2010 foram os japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa).
Entre os trabalhos mais conhecidos de Eduardo Souto de Moura incluem-se a Casa das Artes (Porto), a conversão do Convento de Santa Maria do Bouro (Amares), a Casa do Cinema para Manoel de Oliveira (Porto), o Edifício Burgo (Porto), o Estádio de Braga e o Museu Paula Rêgo (Cascais). O prémio será entregue em cerimónia a realizar em Washington, no Andrew W. Mellon Auditorium.

>>> Prémio Pritzker: notícia no Architecture Lab.