sábado, fevereiro 12, 2011

Nas vésperas da revolução


Em belíssima gravação que junta o coro Accentus ao Eric Ericsson Chamber Choir, sob direcção de Laurence Equilbey, duas obras de música sacra de Rachmaninov, em edição pela Naïve.

Celebrando o centenário da Liturgia de São João Crisóstomo (em 1910) e juntando num mesmo disco as Vésperas (de 1915), o disco propõe um breve quadro de um momento importante na história da música litúrgica russa (proibida pouco depois, e durante longos anos, após a revolução de 1917). Apesar do silêncio que se seguiu à revolução, a Liturgia de São João Crisóstomo gerou logo momentos de alguma controvérsia por alturas da sua estreia (em Moscovo). Segundo evoca o texto no booklet do CD, membros da igreja ortodoxa presentes desaprovaram o tom da obra, apontando-a como abertamente emotiva, o que implicou que não fosse assim apresentada em serviços religiosas (quando, na verdade, essa fora a intenção original do compositor). Tanto esta obra como as Vésperas (estreadas cinco anos depois) reptresentaram então um reencontro com as raízes da música russa, que de resto era um espaço sob os focos de atenções na época. A revolução e a partida de Rachmaninoff afastaram estas obras do público local durante décadas, o reencontro tendo ocorrido já nos anos 60, com uma gravação das Vésperas por um coro russo. Depois de uma primeira edição quase invisível no mercado, esse disco foi depois prensado em quantidades expressivas, projectando as Vésperas de Rachmaninov numa nova época e para novos públicos.