Já sabemos que, no mercado da televisão por cabo, há uma concorrência muito aguerrida entre o Meo e a Zon. Tanto melhor — tal concorrência tem servido para melhorar e diversificar serviços, valorizando as empresas e beneficiando os consumidores. Resta saber se o quotidiano corresponde às expectativas, nomeadamente aquelas que são criadas pelo "massacre" de telefonemas promocionais a que o consumidor mais incauto tem vindo a ser sujeito (e que, em boa verdade, na maior parte dos casos, só geram resistência à marca, seja ela qual for).
O precalço que aqui se regista tem a ver com a Zon (e se isso tem alguma pertinência, devo dizer que sou um cliente satisfeito da Zon). Há pelo menos 48 horas, o guia dos canais não funciona, indicando em todos eles "informação não disponível". Na prática, para além do vazio informativo, isso significa que o consumidor está impossibilitado de usar a faculdade de programação de gravações.
Entretanto, liga-se para a assistência e entra-se num labirinto perfeitamente irracional, sintomático das mais infelizes formas de marketing: uma voz gravada fai fazendo a despistagem da situação (e a palavra "despistagem" define toda uma mentalidade meramente tecnocrática), de tal modo que será preciso imensa sorte — ou uma rapidez de computador da NASA — para conseguir chegar ao fim com outra informação que não seja: quando estiver ao pé do seu aparelho, volte a ligar-nos.... Obrigado.