terça-feira, novembro 09, 2010

Pela alameda das tílias


Grande alameda central à geometria da antiga Berlim imperial, Unter den Linden (que poderíamos traduzir como “sob as tílias”) surgiu num primeiro traçado no século XVI e foi mais tarde o centro da vida palaciana da cidade. É um espaço monumental, ligando a ilha dos museus à Parisier Platz e às Portas de Brandenburgo. Na imagem em cima o mais antigo dos edifícios de Unter den Linden: o Zeughaus, que hoje alberga o Deutsches Historisches Museum. Em frente, do outro lado da rua, o edifício, reconstruído depois da guerra (e replicando o original) do Alte Kommandantur.


Durante o período em que a cidade viveu dividida pelo muro, Unter den Linden pertenceu a Berlim Leste. Após a reunifiocação esta alameda (e os espaços em seu redor) tornou-se numa artéria onde estão representados alguns dos hotéis mais caros ou stands de automóveis de luxo… Não faltam também as lojas de bugigangas para turista. Entre os edifícios que podemos encontrar em Unter den Linden contam-se a Staatsoper, o Altes Palais (antiga residência real), o edifício central da Humboldt-Universität zu Berlin (a mais antiga univerdsidade berlinense) ou a extensão local do Museu Guggenheim.


Três olhares por grupos escultóricos em volta de Unter den Linden. Na imagem central a estátua equestre de Frederico II.