sábado, novembro 20, 2010
Entre a dança (e não só)
Ao longo dos últimos meses a EMI Classics tem editado uma sucessão de álbuns temáticos que, num regime de dois em um têm recuperado importantes gravações do seu catálogo e, ao mesmo tempo, vindo a construir uma importante montra de retratos de grandes compositores do século XX. Um dos mais recentes volumes desta série é dedicado a Aram Katchaturian.
Nascido na Geórgia, mas de ascendência arménia, Aram Katchaturian (1903-1978) é muitas vezes evocado pela sua importante contribuição na história da relação entre a música e a dança. Como o refere o booklet do CD duplo agora editado, a Dança do Sabre, do bailado de 1940 Gayaneh (que conheceu variadíssimas versões, inclusivamente pelas Andrew Sisters, é uma das mais célebres das suas criações, não menos significativo tendo sido igualmente o impacte global de Spartacus, outro bailado (este estreado em 1956). Pela sua música correm ecos do romantismo e, ao mesmo tempo, ideias assimiladas de uma relação natural com a música do folclore arménio. O disco agora editado não limita contudo o breve retrato de Katchaturian a excertos de bailados célebres. De resto, centrais ao alinhamento deste CD duplo são o Concerto Para Violino (com David Oistrakh como solista, numa gravação de 1954 sob direcção do próprio Katchaturian) e o Concerto para Piano (com Mindru Katz, em registo de 1958, com a London Philarmonic Orchestra, regida por Sir Adrian Boult). O alinhamento junta ainda a estes concertos e a excertos de Gayaneh e Spartacus, obras para piano (por Cristina Ortiz) e uma suite sinfónica.