segunda-feira, novembro 08, 2010

A caminhar entre a História


É um dos mais conhecidos museus berlinenses, apresentando uma impressionante colecção de antiguidades, a recente reabertura do vizinho Neues Museum tendo contudo afastado para o edifício ao lado algum do protagonismo que durante anos conheceu. Construído entre as décadas de 10 e 30 do século XX, o Pergamonmuseum revela-se em forma de um grande “u”, a dimensão expressiva das salas justificando-se pela grandiosidade das exposições. As peças mais antigas remontam a uma colecção encetada no século XVII, outras tendo depois sido essencialmente encontradas em escavações arqueológicas entre finais do século XIX e inícios do seculo XX.


O gigantesco altar de Pérgamo (exemplo da arquitectura grega clássica que data do ano 170 a.C.) ocupa a primeira sala que se visita e dá assim o nome ao museu. Numa sala adjacente pode ver-se a imponente porta do Mercado de Mileto.


A Porta de Ishtar e os frisos em tijolos vidrados que compunham a via processional à sua frente são outra das razões para visitar o museu. Uma das portas da cidade de Babilónia, data do século VI a.C.

Pergamonmuseum
Bodestrasse, 1 – 3