terça-feira, novembro 16, 2010

Beatles no iTunes: o fim e o princípio


Se ainda havia dúvidas sobre a mudança de paradigma da música popular — dos suportes analógicos para os formatos digitais —, a notícia parece encerrar o assunto: depois de longuíssimas negociações entre a Apple e a editora EMI, os Beatles estão, finalmente, disponíveis para download legal, nas lojas do iTunes. Será o começo de uma nova era para as memórias da própria música?
Para alguns [ver notícia na BBC], trata-se de uma novidade que mascara a necessidade de renovação da música digital, muito para além da mera mudança de embrulho com que são servidos os clássicos. Cepticismo a mais? Talvez. Em todo o caso, a idade do vinyl experimenta, assim, mais uma morte simbólica, ou não fossem os Beatles um símbolo incontornável da década de 1960 e da sua aliança visceral entre cultura & consumo.
Vale a pena recordar que, algures, precisamente a meio desta história, se vivia o boom do... CD — para que a memória não nos falte, sugere-se a leitura do artigo 'The bright new sound of music', na revista Time de 1 de Julho de 1985.