quinta-feira, outubro 07, 2010

Uma família quê?...


Com primeira exibição entre nós por ocasião da 3ª Festa do Cinema Italiano, estreia hoje em Portugal o filme mais recente de Ferzan Özpetek. Mas com uma diferença substancial: apresentado então com o título original Mine Vaganti, agora chega às salas com o título em português Uma Família Moderna. Título que, como qualquer espectador poderá constatar depois de ver o filme, é precisamente o inverso do que se revela na família que mora no centro da acção… Adiante…

Mine Vaganti (sim, optemos pelo título original) é uma história sobre preconceito. Ou, antes, sobre a forma como com ele lidam os elementos de uma família comservadora da burgesia industrial italiana e aqueles que lhes são satélites directos (de parceiros de negócios às duas empregadas que trabalham na mansão). Depois de reveladas as personagens, o filme lança a história num jantar de família. O filho mais novo Tommaso, havia revelado ao mais velho, Antonio, que revelaria nessa noite não só a sua homossexualidade como o facto de, ao contrário dos desígnios do pai (que lhe adivinhava carreira empresarial), ter estudado literatura, com vista a uma carreira como escritor… Antonio contudo toma-lhe a dianteira e, para surpresa de todos, fala do seu romance com um antigo empregado da fábrica da família… O pai dá-lhe ordem de saída (deixando os cartões de crédito e chaves na mesa)… E nunca mais a família será a mesma, o patriarca passando a viver atormentado com o que os outros possam dizer, o segundo filho acabando por não juntar a sua história como sobremesa a um jantar que acabou amargo.

Özpetek junta contudo ao que poderia ser mais um drama familiar sobre homofobia uma série de temperos de hilariante comédia, que explora ora nas figuras das displicentes empregadas, ora na inesperada visita de amigos de Tommaso, entre os quais o seu namorado. Não repete a excelência dramática do anterior Saturno Contro, mas faz de uma comédia luminosa um bom momento de reflexão sobre a cultura das aparências.


Imagens do trailer do filme