Parece uma cidade fantasma. Cidade sagrada, entenda-se. E por isso o fotógrafo terá chamado "Sanctuary" à sua colecção de imagens: Gregory Crewdson, artista de um realismo sempre atraído por uma ambígua teatralidade, fotografou a Cinecittà há cerca de dois anos, durante uma viagem a Roma, descobrindo como o lugar mítico do cinema europeu (e americano!) está a ficar reduzido a uma paisagem apocalíptica.
Através da serena contemplação de cenários abandonados, as fotografias de Crewdson confrontam-nos, em última instância, com o carácter implacável de uma decadência (económica e artística) que, com o triunfo comercial da televisão, relegou o cinema para a condição de museu decadente. É uma ferida italiana cuja dor ecoa por toda a Europa.
Através da serena contemplação de cenários abandonados, as fotografias de Crewdson confrontam-nos, em última instância, com o carácter implacável de uma decadência (económica e artística) que, com o triunfo comercial da televisão, relegou o cinema para a condição de museu decadente. É uma ferida italiana cuja dor ecoa por toda a Europa.
>>> Gagosian Gallery (Nova Iorque): exposição "Sanctuary".
>>> "Sanctuary": artigo na Vanity Fair.
>>> artnet: sobre Gregory Crewdson.