Veneza vê hoje o novo filme de Julian Schnabel. Trata-se de Miral, a história de uma palestiniana que cresceu num orfanato em Israel, a sua vida dentro da instituição seguindo o seu caminho sem a consciência dos conflitos do mundo que a rodeia. Quando, mais tarde, é colocada como professora num campo de refugiados e conhece um activista acaba divida entre uma vontade em lutar pelo futuro do seu povo e uma ideia, que a formou, que acredita que a educação é a chave para a paz. Vanessa Redgrave e William DeFoe surgem no elenco.
O romance de Haruki Murakami Norwegian Wood é adaptado ao cinema no filme homónimo de Tran Anh Hung. Em traços largos esta é a história de um homem que, ao escutar o clássico Norwegian Wood, dos Beatles, é levado a recordar memórias de dias vividos nos anos 60, nos dias em que estudava na universidade, quando um amigo seu se sucididou, facto que o levou a aproximar-se daquela que era a sua namorada.
Um dos filmes italianos na competição é La Pecora Nera, de Ascanio Celestini. A narrativa centra-se em torno da forma como Niciola interpreta a realidade que viveu durante 35 anos num manicómio. Fantasia e iluminação inesperada cruzam-se neste seu olhar. Além de realizar o filme, Celestini é também autor do argumento e actor principal.